top of page

A escolha dos novos acreditadores

20211229_091513.jpg
20211229_110811.jpg

Nossa cooperativa está em plena expansão. Mais associados requer mais estrutura nas agências e novas agências e para que o atendimento tenha a mesma qualidade e excelência que prezamos e a experiência do associado seja satisfatória e a melhor a cada dia é indispensável o aumento de quadro de colaboradores. 

Em 2021 foram contratadas mais de 170 novas pessoas para os mais diversos cargos, ou melhor, papéis. No nosso ambiente de cultura evolutiva não queremos cargos formais, queremos pessoas com DNA Acreditador para assumir a responsabilidade nos papéis que se comprometem a cumprir na cooperativa. Mindset de crescimento, dor de dono e cuidado são atitudes que procuramos em um candidato e, muito além de os escolhermos, precisamos que ele nos escolha. 

Com as muitas possibilidades de vagas abertas e o número exacerbado de inscrições em cada uma delas, a lapidação de candidatos ideais que vão de encontro ao que queremos se torna ainda mais complexa. Precisamos alinhar as expectativas, mostrar o que e como realizamos nossas atividades e o que queremos para o futuro de forma clara e objetiva. 

Uma nova forma de captação, atração e seleção de colaboradores se fez necessária com o objetivo de sermos mais assertivos e para diminuir o turnover e potencializar nossos resultados com acreditadores preparados para negócios com significado e interesse genuíno nos nossos associados.

A primeira mudança frente ao novo momento da nossa cooperativa foi a formação de um colegiado para contratações e demissões. Desta forma, um grupo é o responsável por discutir assuntos pertinentes ao processo de seleção, com o olhar mais parcial e estratégico sobre cada decisão.  

Com o intuito de sermos ainda mais corretos nas nossas escolhas, nos apoiamos em testes já consolidados como o Personal Development Analysis(PDA), o L.A.B.E.L (Lista de Adjetivos Bipolares e em Escala de Likert), além do teste grafológico, entrevistas com nossas cultivadores de potencial, análise de currículo e a entrevista do colegiado. Um processo que nos trouxe até aqui, mas que chegou ao momento de evoluirmos. 

Recentemente, buscando a maior assertividade no processo e indo de encontro a formas mais inovadoras para a atração e identificação de potenciais, alguns processos estão sendo substituídos.  Estamos implantando um teste também conhecido como Z, o teste de Zulliger que é uma técnica projecional que tem como objetivo descrever características da nossa personalidade de uma forma simples e eficaz, sem perder a modalidade interpretativa da psicanálise. 

Também estamos criando um jogo para os candidatos mostrarem de forma mais prática as atitudes latentes do DNA Acreditador, nesta ação eles devem seguir em conjunto algumas dicas e charadas e descobrir alguns enigmas ligados ao nosso mapa estratégico e ao DNA enquanto seus comportamentos são avaliados.

Na última semana de dezembro, inauguramos uma nova forma de realizar as entrevistas em colegiado. Normalmente eram escolhidos dois membros para o momento com o candidato e este era entrevistado por uma Cultivadora de Potenciais, visando otimizara o tempo e observar de forma mais ativa como os potenciais se comportam e como eles acolhem e se identificam com nosso propósito e cultura realizamos o primeiro encontro coletivo com os membros do colegiado e 7 candidatos. 

Um momento que foi um bate-papo onde contamos sobre nossa história, jornada de autogestão e cultura e tivemos a oportunidade de conhecer os pretendentes pessoal e profissionalmente, analisando suas falas, comportamentos e conexão com tudo que foi dito. 

Um momento singular, de trocas e conexões. De nervosismo e de encantamento com o que foi dito. É enriquecedor colocar pessoas diferentes e desconhecidas em uma sala e bater um papo, com escuta ativa e interesse genuíno no que é compartilhado. Foram mais de duas horas, mas o tempo foi pouco para tanto assunto e peculiaridades. 

Ainda temos algumas etapas, novas conversas e processos para a efetiva contratação, ainda não “batemos o martelo” em quem fará parte do nosso time de colaboradores, mas o importante é que este encontro com certeza marcou todos de alguma maneira. A forma de escolhermos nossos futuros acreditadores sempre será aprimorada e no nosso ambiente, a evolução é sempre constante e nada nunca permanece na inércia. Vamos evoluir neste e em outras maneiras de contratação e sempre com o objetivo de identificar o DNA Acreditador. 

AUTORA : Thamires Rosa

                 Intérprete da Cultura

 

DATA: 28 de dezembro  de 2021

TAGS: #Potencial #dordedono #cuidado #mindsetdecrescimento   #liberaropotencial #negócioscomsignificado #sonhosrealizados #associadonocentro #acreditadores #cultivandopotenciais

logo_sicredi.png
bottom of page