Nadando em possibilidades e negócios com significado
Você já ouviu falar sobre a piscicultura? A prática consiste na produção de peixes em ambientes controlados, uma atividade aquícola que possui diversos sistemas de criação, como viveiros escavados, açudes e tanques-rede, entre outros, e pode contemplar uma grande variedade de espécies e graus de intensidade de produção.
A piscicultura é o negócio dos personagens da história de hoje, nossos associados da carteira PJ da agência de Santo Antônio da Patrulha desde 2018. Uma conta que até então era quase que exclusivamente usada para o pagamento de um crédito que eles haviam tomado bem lá no início do projeto. E falando em origem, uma curiosidade interessante é que o que hoje conhecemos como piscicultura tem uma importância história e já era praticada há mais de 4000 anos por egípcios que criavam um peixe conhecido como tilápia-do-Nilo e também há registros de que os chineses criavam muitas espécies em ambientes controlados. Inovar nem sempre é inventar coisas novas, mas encontrar o jeito mais eficiente e eficaz de fazer o que os outros fazem.
Os anos passaram e a piscicultura e alastrou mundo afora e evoluiu. No ano passado a produção nacional chegou a 841.005 toneladas de peixes de cultivo - tilápia, peixes nativos e outras espécies- , o resultado representa um aumento de 4,7% sobre a produção de 2020 segundo um levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR). Atualmente o Brasil figura entre os 5 maiores países produtores de tilápia do mundo e a piscicultura é desenvolvida em todas as regiões do país, sendo a sul onde a produção ganha seu maior destaque.
E é neste mercado repleto de possibilidades e que vem ganhando cada vez mais relevância no país que dois de nossos então associados resolveram empreender. Eles largaram seus empregos em multinacionais e, em terras patrulhenses, iniciaram sua jornada, liberando os seus potenciais pessoais e do seu negócio que hoje é considerado a maior estação de piscicultura do estado em proporção de água.
Em uma visita na agência conversando com nossa promotora de desenvolvimento empresarial, o associado comentou que em breve um novo sócio entraria no seu negócio. Com escuta ativa e interesse genuíno a acreditadora trocou telefones e marcou uma nova visita, enxergando ali, na entrada de um novo sócio a possibilidade de estreitar laços, fortalecer nosso relacionamento e fazer ainda mais negócios com significado.
No dia agendado, o "futuro sócio” foi até a agência e começou a falar com muito brilho nos olhos e paixão da criação dos peixes, todas etapas e os cuidados com a produção bem como dos projetos que tinham para ampliação do negócio. A empresa tem hoje uma estrutura enorme e muito bem organizada, são 33 tanques e a ponto de iniciar a construção de mais 10. São 500 mil peixes nos tanques e a empresa hoje realiza todo o processo de criação de alevinos até a fase final de distribuição do peixe vivo para uma empresa responsável pela preparação para comercialização.
Encantada com o entusiasmo de nossos associados e vendo ali muito potencial a ser liberado juntos, nossa acreditadora acionou rapidamente a colega parceira do agro, responsável pela carteira da agência e uma nova visita foi agendada, desta vez, as colegas tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente como a piscicultura funciona. Foram mais de 40 minutos de estrada rumo a propriedade no interior de Santo Antônio da Patrulha. “Uma experiência incrível”, relatou uma colega, “Encantada e impressionada, vendo eles explicando e falando da propriedade, sobre a água, a criação. É muito gratificante ver o brilho nos olhos e saber que podemos apoiá-los”, completou a outra colaboradora.
A visita foi compartilhada com os demais colegas das células pelo WhatsApp através de fotos e vídeos, e realmente impressiona a dimensão de um sonho realizado e a certeza de que aquele negócio, aquela propriedade e aqueles associados podem ir muito além do que imagina, contanto com o Sicredi para apoiá-los e juntos, realizando ainda mais sonhos. Ter DNA Acreditador é vibrar e se apaixonar pelos sonhos e projetos de nossos associados e se encantar com tantas possibilidades de construir negócios e fortalecer o círculo virtuoso do cooperativismo. A paisagem exuberante e os tanques repletos de peixes que impressionam foram um espetáculo à parte na visita.
Os sócios já têm novos projetos, um deles é estender a cadeia de produção também ficando responsável pelo abate e distribuição com uma marca própria e também investir em uma indústria toda voltada ao peixe com hamburger, nuggets e demais produtos produzidos com a matéria-prima. Sempre pensando na sustentabilidade e na melhor utilização dos recursos, a energia solar e a implantação de um sistema de aquaponia – onde os resíduos do peixe são utilizados para produção de verduras em estufa – também já estão sendo estudados pelos empresários.
Nossa cooperativa segue junto de nossos associados, muito feliz e orgulhosa que nossos caminhos das águas se encontraram com as águas dos tanques da piscicultura, um encantador e promissor projeto e, temos certeza, você ainda vai ouvir falar muito.
Relato das acreditadoras Bruna Silva dos Santos (Parceira do Agro) e Carolina Diehl Pinto (Promotora do Desenvolvimento Empresarial).
TEXTO: Thamires Rosa
Intérprete da Cultura
DATA: 15de março de 2022
TAGS: #liberaçãodepotencial #negocioscomsignificado #mindsetdecrescimento #juntos #DNAacreditador #agro