top of page

Imbé: a cidade encantadora
nascida do encontro das águas

Imbé é uma cidade que nasceu do encontro das águas, um encontro mágico que gerou um dos lugares mais belos e encantadores do Rio Grande do Sul. Conta-se que, há muitos anos, o Oceano Atlântico encontrou-se com o Rio Tramandaí e desta poderosa ação da natureza surge Imbé, um pequeno povoado que cresceu rapidamente, graças à riqueza de suas águas e ao trabalho árduo de seus habitantes.

Em 1680, a colônia portuguesa apressou-se em fundar, próximo àquela região, a Colônia do Sacramento, para garantir a posse das terras. Mas foi apenas em 1732 que Manuel Gonçalves Ribeiro recebeu a primeira sesmaria, nos campos chamados de “Tramandi”. Alguns anos mais tarde, um fazendeiro chamado André Ribeiro Coutinho criou ali a guarda de registro com o objetivo de disciplinar a extração do couro e o trânsito de mercadorias, gado e pessoas.

O rio desempenhava a função de passagem e de caminho para quem quisesse se deslocar. Quando não apresentava condições para a travessia, as pessoas pernoitavam em ranchos de palha que erguiam-se na sua margem esquerda, onde moravam diversas famílias de pescadores. Na região, que era basicamente um campo, areia e banhado nas proximidades do rio, um vegetal abundante era chamado de capão imbé, planta que dá nome ao município.

Hoje, Imbé é uma cidade próspera que abriga uma série de pontos turísticos e potencialidades que encantam qualquer um que a visita. Suas praias, por exemplo, são um convite para o relaxamento e a contemplação. Com uma extensão de mais de 10 km, oferecem uma paisagem de tirar o fôlego, com suas dunas de areia branca, coqueiros e águas cristalinas.

Mas Imbé não é só praia. A cidade possui uma série de outros atrativos que encantam seus visitantes. Seus parques, por exemplo, são um convite para o contato com a natureza, com suas trilhas ecológicas, lagos e áreas de lazer. O Parque Municipal de Imbé é um dos mais belos da região, com sua fauna e flora preservadas e uma série de atividades que podem ser realizadas em meio à natureza. A barra do Imbé é um ótimo local para curtir no final da tarde. É bonito ver o encontro do rio e o mar e assistir aos botos que ajudam os pescadores na captura das tainhas.

 

São pelo menos três grandes botos que podem ser vistos de perto. Eles adentram pelo canal do rio para se alimentar, forçando a passagem dos cardumes próximos à margem.

E como não falar da culinária local? Imbé é famosa por seus pratos à base de peixe e frutos do mar, que são preparados com maestria pelos chefs da cidade. As ostras, por exemplo, são uma iguaria muito apreciada pelos visitantes, que podem saboreá-las frescas, diretamente dos viveiros.

Enfim, Imbé é uma cidade que tem muito a oferecer. Uma cidade que, assim como suas águas, está em constante movimento, em constante evolução. Uma cidade que merece ser celebrada e homenageada em seu aniversário, pelos seus encantos, pelas suas belezas naturais e pela força e determinação de seu povo. A Sicredi Caminho das Águas tem muito orgulho de apoiar esta comunidade a liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Parabéns, Imbé!

c0110172-232a-4626-8c7e-518e348eae7a.jpg
_DTF2116.jpg

AUTOR: Thamires Rosa

                Intérprete da Cultura

DATA: 09 de maio de 2023

TAGS:  #SicrediCaminhodasAguas #DNAAcreditador #liberaropotencial #Acreditadores #centenário #100anos #rumoaos100juntos #Imbé

logo_sicredi.png
bottom of page