Um rio que corta a cidade, uma comunidade unida para crescer
A água possui inúmeras simbologias oriundas de diferentes crenças e culturas. Dentre elas podemos citar a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, a força, a limpeza, regeneração entre muitos outros. Independentemente de seu significado simbólico, a água é um recurso natural primordial para a manutenção da vida. Sem água perecemos, e por isto, animais sejam eles considerados racionais ou não, desde os tempos mais remotos tem nos rios e lagos o recurso mais importante para sobreviverem.
E, foi próximo a um pequeno córrego que atravessava uma região inteira que à época pertencia a Santo Antônio da Patrulha, que em 1875 mais de 200 famílias de imigrantes se estabeleceram. Famílias húngaras, polonesas, prussianas, suecas e mais tarde, alemãs e italianas que as margens de um pequeno rio construíram suas casas, seus negócios e sua história. Riozinho, chamada assim em homenagem as águas que dividem a área, cresceu e mais de 100 anos depois, em 1988 se tornou um município.
Uma jovem cidade de encantos e belezas esculpidas pelo trabalho do tempo e da natureza nas pedras bem mais antigas do que podemos imaginar. A Cascata do Chuvisqueiro, a Cascata Três Quedas, a lagoa da Forjasul, o Balneário dos Condutos entre outras paisagens deslumbrantes são até hoje preservadas e reverenciadas pela comunidade e motivo de visitação constante por turistas de todos os lugares.
Riozinho é a cidade vizinha de Rolante, sede da nossa cooperativa. Nossa conexão e ligação com a comunidade é antiga e nosso relacionamento começou lá atrás junto com o nascimento da Sicredi Nordeste, mas foi em 17 de julho de 2001 que, finalmente, abrimos as portas de nossa agência na cidade, presenteando nossos associados e reafirmando nossa parceria. Nestes mais de 20 anos, nossa agência recebeu a comunidade que cresceu e ajudou a desenvolver ainda mais o município. Hoje 5 mil riozinhenses formam a comunidade e 1.631 associados que acreditam no cooperativismo e fortalecem o círculo virtuoso estão com a gente.
Os diversos povos que ali chegaram deram origem a uma cultura diversa, rica e peculiar que ainda hoje está ciente da responsabilidade que tem de preservar, cuidar e zelar por suas belezas naturais que atraem todos os anos centenas de turistas para suas cascatas e campings. Um povo hospitaleiro e trabalhador que tem seus negócios e faz a economia da cidade girar, berço de empreendimentos que exportam para todo o mundo. A água que desce com a sua força vital das cascatas e corre pelos rios movimenta o sustento, o orgulho e criou o local que é lar de muitas famílias. Natureza e cidade em harmonia para o bem de todos.
A Sicredi Nordeste, percebendo também o significado e a força deste elemento tão importante, ressignificou seu nome para Sicredi Caminho das Águas para honrar Riozinho e as demais cidades da área de atuação, costeadas por rios, mares e lagos. Nossa cooperativa tem muito orgulho de ter a oportunidade de unir com os riozinhenses e apoiá-los na realização de seus negócios, e a liberarem o seu potencial e temos a certeza que vamos continuar juntos e fortes, assim como um encontro de rios e caminhos de água que dão vida, movem moinhos e transformam paisagens.
Riozinho é muito mais do que uma pequena cidade cortada por um córrego, hoje ela abriga muitos negócios, famílias e sonhos e o rio que dividia a região hoje une uma comunidade hospitaleira e com muito potencial.
AUTOR: Thamires Rosa
Intérprete da Cultura
DATA: 10 de abril de 2023
TAGS: #SicrediCaminhodasAguas #DNAAcreditador #liberaropotencial #Acreditadores #centenário #100anos #rumoaos100juntos #Riozinho